domingo, 30 de outubro de 2016

Abobrinhas...

As Abobrinhas são um capítulo à parte. Estão me dando um baile mas também, me ensinando muito.
Semeei 4 delas em 22 de agosto. Germinaram rápido, 6 dias depois.
Assim como as mudas de couve, de haste muito frágil e delicada mas de crescimento mais rápido, embora pouco vigoroso.

Dada a altura da mudinha, tive que transplantá-las para um saco maior 30 dias depois de semeadas.

Me disseram, os mateiros da região,  que elas estavam carentes de sol. Tentei então, ambientá-las na janela sob o sol da manhã. Sentiram bastante. Tentei compensar com mais água e perdi duas delas.

Passaram a ser meu exercício de observação diário.
Logo não se sustentavam de pé devido a altura e me arrisquei a plantá-las no chāo.

Para protegê-las finquei um guarda-chuva aberto em cima delas. Para não receberem chuva nem sol muito forte. Confesso que não estava acreditando que aguentariam.

Passei muitos dias tentando mante-las em pé. Logo vi que não conseguiria lutar contra a natureza. Deixei que deitassem como queriam e juntei um bocado maior de terra no pé delas é, voilá!

Pra minha surpresa, se espalharam um pouco, se desenvolveram e já estão dando flor.

Flores que estou esperando entender. Reconhecer as flores machos e fêmeas.
Preocupada com isso, plantei mudas de geranios próximas às abobrinhas para que atraiam as abelhas que devem se encarregar da polinização.  Só assim veremos Abobrinhas de fato.  Aguardemos....

2/11/016
Ventos muito fortes aqui na serra de Petropolis.
O guarda chuva da abobrinha amanheceu do avesso, junto com um sol de 40 graus. Fui obrigada a fazer uma cabana de sombrite pra elas.

O modelito finados resolveu o sol.
Hoje chove cântaros...afff
Será que teremos Abobrinhas? 
Assadas ou afogadas?

6/11/016
A chuva enfim passou e quando levantei a cabana das Abobrinhas. ...ufa...lá estão elas...firmes.
Quem foi que disse que elas não  gostam de muita água?

20/11/016 Notícias das Abobrinhas. ..
A cabana de sombrite parece ter resolvido esse período de sol forte, vento e chuvas também fortes à noite.  Elas continuam se desenvolvendo bem.
Ainda estou de prontidão para ajudar na polinização mas, ainda não reconheci as flores machos e fêmeas abertas ao mesmo tempo.

8/12/016
Quem disse que a natureza iria precisar de mim?
A abobrinha resolveu suas intimidades de produção e eu nem vi o responsável pela polinização. 
Olha como estão as mocinhas!
E já temos Abobrinhas! !!
Por fim, não colhi abobrinhas...
4 meses após a semeadura, depois de tantos cuidados e lições,  a última foi...
Perdi as Abobrinhas pelo excesso de umidade. 
Ela não suportou um período de chuva sem cobertura. Os frutos apodreçam no pé.
Agora plantarei em vasos sob cobertura e reparei só a terra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário